Cerca de 2,5 mil filhos de novos repatriados começaram o ano letivo em Israel
1 de setembro de 2025 tornou-se um dia especial para 2462 crianças cujas famílias repatriaram para Israel este ano. Esses jovens, cheios de esperanças e expectativas, entraram pela primeira vez nas salas de aula e jardins de infância israelenses para começar uma nova fase de suas vidas. Entre eles, 319 alunos do primeiro ano, que com alegria e curiosidade deram seus primeiros passos na vida escolar. Conforme relatado pelo site NEWSru.co.il, nas escolas primárias estudam 1366 crianças repatriadas, 604 estão no ensino médio e 462 nos anos finais.

As cidades de Israel receberam calorosamente os novos alunos. Raanana, Netanya, Jerusalém, Beit Shemesh, Haifa, Tel Aviv, Modiin-Maccabim-Reut, Ashdod, Bat Yam, Petah Tikva, Be’er Sheva e Rishon LeZion lideraram na recepção dos alunos do primeiro ano repatriados. Em cada uma dessas cidades, as escolas abriram suas portas para oferecer às crianças não apenas conhecimento, mas também um sentimento de lar.
O Ministério da Educação de Israel faz tudo ao seu alcance para ajudar os novos alunos a se adaptarem. As crianças olim recebem apoio linguístico e educacional para aprender hebraico mais rapidamente e se integrar ao processo educacional. Esse cuidado ajuda cada criança a se sentir parte da sociedade israelense.
Chefe do Departamento de Incentivo para Aliá Marina Rozenberg Koritny: “Quando famílias com crianças repatriam, é uma alegria especial e uma responsabilidade especial. Nosso papel fora de Israel é preparar as famílias para este passo. E depois, um enorme agradecimento aos municípios, escolas e professores que transformam o ‘novo país’ em ‘meu’. Proporcionar às crianças condições de vida em sua própria casa significa investir em seu futuro e no futuro de Israel. Essas crianças não são apenas novos alunos, elas são o futuro do país. Seu riso nos corredores da escola, seus primeiros sucessos e novos amigos são o que torna Israel mais forte e mais brilhante. Bem-vindos em casa, crianças! Que seu caminho na nova escola seja cheio de descobertas, alegria e calor!”