Tribunal na Bélgica absolve famoso escritor acusado de antissemitismo – WZO

Tribunal na Bélgica absolve famoso escritor acusado de antissemitismo

O tribunal criminal da cidade de Gante, na Bélgica, absolveu o escritor e dramaturgo belga Herman Brusselmans da acusação de incitar ódio e violência contra a comunidade judaica.

Photo: ibreakstock / shutterstock.com

O caso foi iniciado após a publicação de sua coluna na revista Humo, onde ele expressou o desejo de “enfiar uma faca afiada na garganta de cada judeu que encontrasse” em resposta ao sofrimento das crianças palestinas em Gaza.

De acordo com o site newsru.co.il, o veredito do tribunal, que absolveu o escritor, afirma: “Membros individuais da comunidade judaica podem se sentir ofendidos por uma ou outra declaração, no entanto, o direito do autor à liberdade de expressão é protegido pela liberdade de expressão, garantida pela constituição belga”.

O rabino Menachem Margolin, chefe da Associação Europeia de Organizações Judaicas (EJA), comentando a decisão do tribunal, declarou que, assim, o tribunal sinaliza que a incitação ao assassinato pode ser justificada e até legitimada – se for sobre o assassinato de judeus.

11 Mar 2025
1 min read
451
Notícias

Ler mais

Feira de Aliá em Nova York

Feira de Aliá em Nova York

O Departamento de Incentivo para Aliá da Organização Sionista Mundial (OSM) realizou em Nova York uma feira de aliá.
Nossos Alunos em Israel

Nossos Alunos em Israel

Nossos alunos de Ulpan que fizeram Aliá nos mandam vídeos nos mostrando as inúmeras ações solidárias que se desenvolvem em Israel devido à guerra.
A África do Sul entrou com um processo judicial contra Israel.

A África do Sul entrou com um processo judicial contra Israel.

O governo sul-africano acusou Israel de genocídio e apelou para o Tribunal Internacional de Justiça em Haia, exigindo o início de procedimentos legais.