Este é um dia na história: resolução da ONU sobre a criação de um estado judeu – WZO

Este é um dia na história: resolução da ONU sobre a criação de um estado judeu

Em 29 de novembro de 1947, a Assembleia Geral da ONU adotou a resolução 181, propondo a divisão do território do mandato britânico na Palestina em dois estados — um judeu e um árabe, e fazer de Jerusalém uma zona internacional. A decisão foi tomada por maioria de votos: 33 a favor, 13 contra e 10 abstenções.

UN general assembly in NYC

História da adoção da resolução

Em fevereiro de 1947, a Grã-Bretanha transferiu a questão do futuro da Palestina para consideração da ONU. A Comissão Especial da ONU para a Palestina (UNSCOP) recomendou a divisão do território e o estabelecimento de um status especial para Jerusalém.

A população judaica aceitou este compromisso, apesar da redução do território e da falta de controle sobre Jerusalém. Líderes e cidadãos árabes rejeitaram a proposta. No entanto, em 29 de novembro de 1947, a resolução foi aprovada.

Consequências da resolução

A recusa da parte árabe em aceitar a resolução levou a um aumento das tensões e ao início de um conflito armado. Após a declaração de independência de Israel em 14 de maio de 1948, os exércitos de cinco estados árabes: Egito, Jordânia, Síria, Líbano e Iraque, atacaram Israel. Apesar da superioridade numérica do inimigo, o jovem estado judeu venceu a Guerra de Independência.

Muitos cidadãos árabes tornaram-se refugiados. Aqueles que permaneceram dentro das fronteiras de Israel receberam cidadania. Refugiados judeus de países árabes foram acolhidos por Israel.

Após a guerra, a Faixa de Gaza ficou sob controle do Egito, e a Cisjordânia e Jerusalém Oriental sob controle da Jordânia. No entanto, um estado palestino não foi criado.

O conflito entre israelenses e palestinos continua, e a busca por uma solução pacífica permanece relevante. Apesar das tentativas de normalização das relações entre Israel e alguns países árabes, a liderança palestina ainda não reconhece Israel como um estado judeu.

Se um acordo mutuamente aceitável tivesse sido alcançado em 1947, muitas tragédias poderiam ter sido evitadas. No entanto, a história não conhece o modo subjuntivo.

29 Nov 2024
1 min read
1719
Notícias

Ler mais

Ataque terrorista na sinagoga de Manchester: a política como catalisador do antissemitismo

Ataque terrorista na sinagoga de Manchester: a política como catalisador do antissemitismo

Em 2 de outubro de 2025, no Yom Kipur — o dia mais sagrado do calendário judaico — ocorreu um ato terrorista na sinagoga Heaton Park Hebrew Congregation, no bairro de Crumpsall, no norte de Manchester.
São Paulo, Rio, Paris: feiras de aliyah pavimentam o caminho de casa

São Paulo, Rio, Paris: feiras de aliyah pavimentam o caminho de casa

Em 11 de novembro em São Paulo, 12 de novembro no Rio de Janeiro (Brasil) e 17 de novembro em Paris, ocorreram três feiras de aliá.
Conclusão do ano letivo nos ulpans da América do Sul

Conclusão do ano letivo nos ulpans da América do Sul

Para os habitantes do hemisfério norte, dezembro é o início do inverno.