O principal rabino da Grande Sinagoga de Paris – Hoje está claro que os judeus na França não têm futuro – WZO

O principal rabino da Grande Sinagoga de Paris – Hoje está claro que os judeus na França não têm futuro

“Hoje está claro que os judeus na França não têm futuro,” — declarou ao jornal Jerusalem Post o rabino-chefe da Grande Sinagoga de Paris, Moshe Sebbag, avaliando os resultados das eleições para a Assembleia Nacional e o surto de antissemitismo no país. — “Eu aconselho cada jovem a se mudar para Israel ou para um país mais seguro.”

Photo: ibreakstock / shutterstock.com

Após o segundo turno das eleições, a coalizão de extrema-esquerda “Nova Frente Popular” (NPF), que inclui a organização de extrema-esquerda “França Insubmissa” (LFI), obteve o maior número de assentos (182) na Assembleia Nacional. O partido centrista do presidente Emmanuel Macron obteve 168 assentos, enquanto a direita “Reunião Nacional” conseguiu 143.

O líder da extrema-esquerda “França Insubmissa”, Jean-Luc Mélenchon, apoia o HAMAS e é conhecido por suas declarações anti-Israel e antissemitas.

Na França, vive a maior diáspora judaica da Europa, com cerca de 500.000 pessoas. Além disso, a França abriga a maior comunidade muçulmana da Europa, com 6-7 milhões de pessoas, o que representa cerca de 10% da população do país. O antissemitismo mais grosseiro e perigoso na França vem da extrema-esquerda, que não por acaso não participou da Marcha Contra o Antissemitismo em Paris, realizada em novembro de 2023, um mês após o ataque terrorista do HAMAS a Israel.

Os resultados de uma pesquisa realizada entre os judeus da França mostraram:

  • 86% dos judeus na França temem se tornar vítimas de um ataque antissemita, 56% deles consideram esse medo significativo.
  • Cerca de metade (44%) dos entrevistados relatou que, desde 7 de outubro, evita usar itens que identifiquem sua filiação judaica, como kipá ou estrela de Davi.
  • Um em cada cinco entrevistados disse que removeu a mezuzá da porta de casa para evitar ataques.

No geral, no país:

  • 76% dos franceses acreditam que existe antissemitismo no país.
  • 34% têm visões antissemitas, ou seja, um em cada três franceses é antissemita.
7 Jul 2024
1 min read
561
Notícias

Ler mais

Centro Médico Israelense ‘Sheba’ está entre os dez hospitais mais ‘inteligentes’ do mundo

Centro Médico Israelense ‘Sheba’ está entre os dez hospitais mais ‘inteligentes’ do mundo

As inovações tecnológicas transformaram radicalmente a saúde.
Lenda do basquete mundial Shaquille O’Neal: Mensagem de amor e apoio às crianças israelenses

Lenda do basquete mundial Shaquille O’Neal: Mensagem de amor e apoio às crianças israelenses

O lendário jogador de basquete americano Shaquille O’Neal gravou uma mensagem em vídeo para as crianças e adolescentes israelenses que vivenciaram os eventos de 7 de outubro, bem como para aqueles que perderam os pais como resultado do ataque do HAMAS, informou o site NEWSru.co.il.
Atos públicos contra o terror, a favor da paz

Atos públicos contra o terror, a favor da paz

Em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, aconteceram atos em lugares públicos em repúdio ao ataque terrorista do Hamas.