52 anos atrás. Assassinato de 11 atletas israelenses nas Olimpíadas de Munique – WZO

52 anos atrás. Assassinato de 11 atletas israelenses nas Olimpíadas de Munique

52 anos atrás, em 5 de setembro de 1972, na Olimpíada de Munique, terroristas palestinos sequestraram membros da delegação israelense.

Plaque in front of the Israeli athletes' quarters commemorating the victims of the Munich massacre. Photo author: High Contrast. This file is licensed under the Creative Commons Attribution 3.0 Germany license.

O ataque foi realizado por membros da organização palestina radical ‘Setembro Negro’. Na madrugada, às 4:10, oito terroristas armados invadiram a residência da delegação israelense na Vila Olímpica de Munique, mataram dois atletas no local e sequestraram outros nove. Os terroristas exigiram a libertação de membros da Organização para a Libertação da Palestina, presos em Israel e em vários países da Europa Ocidental.

A tentativa da polícia alemã de libertar os reféns por conta própria terminou em tragédia. Durante a operação, todos os nove reféns foram mortos. Um policial alemão também morreu. Dois terroristas foram mortos e três foram detidos.

Na manhã seguinte à tragédia, uma missa em memória dos israelenses mortos foi realizada na vila olímpica. Após os eventos trágicos, a inteligência israelense ‘Mossad’ iniciou a busca pelos organizadores do ataque terrorista de Munique – a operação ‘Ira de Deus’, cujo objetivo era eliminar os organizadores e participantes do ataque.

Infelizmente, o Comitê Olímpico Internacional tenta esquecer a tragédia de Munique. O COI recusa-se a incluir minutos de silêncio ou cerimônias comemorativas nas cerimônias oficiais de abertura, citando a tradição de neutralidade. Isso é difícil de aceitar, considerando a política de fechar os olhos para os crescentes atos anti-Israel e antissemitas, especialmente na última Olimpíada na França.

Na fotografia: Placa memorial em memória dos atletas israelenses mortos em frente ao prédio na vila olímpica, onde viveram durante a XX Olimpíada em Munique em 1972.

5 Set 2024
1 min read
1215
Notícias

Ler mais

Nova investigação da UN Watch: como a agência da ONU se tornou um instrumento dos terroristas

Nova investigação da UN Watch: como a agência da ONU se tornou um instrumento dos terroristas

No início de janeiro, a UN Watch, uma organização não governamental sediada em Genebra, publicou um relatório que levanta sérias questões sobre as atividades da Agência das Nações Unidas para os Refugiados da Palestina (UNRWA).
Aula de ivrit

Aula de ivrit

Um grupo da turma do Ulpan do Hashomer Hatzair em São Paulo, voltou a se encontrar presencialmente para a sua aula de Ivrit.
O Dia da Vitória — um feriado sem o qual Israel não existiria

O Dia da Vitória — um feriado sem o qual Israel não existiria

Foto: O marechal de campo Wilhelm Keitel assina em Berlim, em 8 de maio de 1945, o ato de rendição incondicional do exército alemão Há 80 anos terminava a Segunda Guerra Mundial na Europa.